Talvez estas eleições tenham sido uma das mais discutidas de todos os tempos. De um lado, temos o pessoal que apoia o atual governo e por outro lado o pessoal que o odeia. Assim como em qualquer canto do planeta, pessoas possuem opiniões diferentes uma das outras e é normal que queiram expressar suas ideias, opiniões e pensamentos sobre determinado assunto mesmo que não entendam completamente sobre aquilo.
O fato é que pude notar que houveram muitas brigas em meio a discussões sobre os candidatos e muita das vezes ocorrendo até preconceito com determinadas classes sociais ou étnicas. E agora vem a questão: Até que ponto, um debate ou uma discussão é saudável?
Bem, se formos analisar, o Brasil não é um país em que as pessoas possuem interesse real em política, a começar porque o país não estimula isso e também pelo fato de as pessoas estarem tão desacreditadas nos políticos que nem se quer procuram saber quem é a pessoa em quem estão votando. Sendo assim, a grande maioria das pessoas não possuem informações suficientes para entrar em um debate agressivamente contra ou a favor de algum candidato, mas a vontade de se expressar ainda existe e ela é exercida, muita das vezes causando raiva naqueles que se auto-julgam entendedores do assunto. Mas será que vale a pena mesmo discutir tão agressivamente em um assunto, a ponto de se perder amizades por conta disso?
Eu, particularmente, acredito que um debate só é válido, quando ambas as partes possuem uma opinião e sabem defender aquela opinião. Muita das vezes vemos que em um debate, a maioria das pessoas acham que estão tão certas em suas teses, que já entram no debate convictas que não mudarão de opinião e suas intenções são unicamente convencer a todos que o seu ponto de vista é o mais correto. Sendo assim, a maioria das opiniões não são respeitadas e o que era para ser um debate sadio acaba virando uma verdadeira guerra e maus sentimentos acabam vindo à tona, como a raiva, a discriminação, injúrias e até o mesmo o ódio.
Debater é contribuir com suas informações, com suas teses e com seus pensamentos e estar aberto para ouvir e aprender através de outros pensamentos. Debater não é atacar, não é agredir. Nossos políticos, nessas eleições, demonstraram nitidamente um péssimo exemplo de debate, mas não façamos como eles, não ataquemos nossos amigos em redes sociais, não desrespeitemos nossos companheiros por conta de opiniões diferentes, pelo contrário, saibamos dar e receber ensinamentos, isso é de grande sabedoria.
Respeito é sem dúvidas uma das atitudes mais importantes para se mudar o mundo, façamos a nossa parte.
Atenciosamente,
Equipe TempleProject
0 comentários :
Postar um comentário