Tradução para o Português: Fr. Juan Rodrigues - OSMTH Porto-PT
Senhor Presidente
Autoridades do governo
Eminências, excelências
Queridos amigos
Quero agradecer pelo vosso cordial recebimento. Desejei muito esta visita ao Sri Lanka e passar estes dias junto a vocês. Sri Lanka é conhecida como a Pérola do Oceano Índico por sua beleza natural. Mas ainda é mais importante que esta ilha seja célebre pela qualidade de sua gente e pela rica diversidade de suas tradições culturais e religiosas.
Senhor Presidente, lhe expresso meus melhores desejos em sua nova responsabilidade. Lhe agradeço pelo convite de visitar o Sri Lanka e por suas palavras de boas-vindas. Saúdo aos ilustres membros do governo, e autoridades civis que nos honram com sua presença. Agradeço especialmente a presença dos ilustres líderes religiosos, que desempenham um papel tão importante na vida deste país. E naturalmente, quero expressar, meu agradecimento aos fieis, aos membros do coro, e a todas as pessoas que contribuíram a fazer possível esta visita. Agradeço de coração a todos pela amabilidade e hospitalidade.
Minha visita ao Sri Lanka é fundamentalmente pastoral. Como pastor universal da Igreja Católica, vim para conhecer, animar e rezar com os fiéis católicos desta ilha. Um momento culminante dessa visita será a canonização do beato José Vaz, cujo exemplo de caridade cristã e respeito a todas as pessoas, independentemente de sua raça ou religião, segue sendo uma fonte de inspiração e lição ainda nos dias de hoje. Mas, minha visita também quer expressar o amor e preocupação da Igreja por todos os cidadãos de Sri Lanka, e confirmar o desejo da comunidade católica de participar ativamente na vida desta sociedade.
Uma tragédia constante em nosso mundo é que tantas comunidades estejam em guerra entre si. A incapacidade de conciliar diferenças e desacordos, antigos ou novos, deram lugar a tensões étnicas e religiosas, acompanhadas com frequência por violência. Durante muitos anos, Sri Lanka conheceu os horrores do conflito civil, e agora trata de consolidar a paz e curar as feridas desses anos. Não é uma tarefa fácil superar o amargo legado de injustiças, hostilidade e desconfiança que deixou o conflito. Isso apenas pode ser conseguido vencendo o bem com o mal (cf. Rm 12,21) e mediante o cultivo das virtudes que favorecem a reconciliação, a solidariedade e a paz. O processo de recuperação deve incluir também a busca da verdade, não com a finalidade de se abrir velhas feridas, mas sim como um meio necessário para promover a justiça, a recuperação e a unidade.
Queridos amigos, estou convencido de que os crentes de diversas tradições religiosas possuem um papel muito importante no delicado processo de reconciliação e reconstrução que está acontecendo neste país. Para que o processo tenha êxito, todos os membros da sociedade devem trabalhar juntos; todos têm de ter voz. Todos têm que sentirem-se livres de expressar suas inquietudes, suas necessidades, suas aspirações e seus temores. Mas, o mais importante é que todos devem estarem dispostos a se aceitarem mutuamente, a respeitar as legítimas diferenças e aprenderem a viverem como uma única família. Sempre que as pessoas escutam uns aos outros com humildade e franqueza, seus valores e aspirações comuns se fazem mais evidentes. A diversidade já não é uma ameaça, e sim uma fonte de enriquecimento. Assim, o caminho até a justiça, a reconciliação e a harmonia social podem serem vistos com maior clareza.
Neste sentido, a grande obra de reconstrução deve incluir não só a melhora das infraestruturas e das satisfações das necessidades materiais, mas também, e o mais importante ainda, a promoção da dignidade humana, o respeito aos direitos humanos e plena inclusão de cada membro da sociedade. Tenho a esperança de que os líderes políticos, religiosos e culturais de Sri Lanka, considerando o bem e o efeito positivo de cada uma de suas palavras e atuações, contribuirão de maneira duradoura ao progresso material e espiritual do povo de Sri Lanka.
Senhor Presidente, queridos amigos, os digo obrigado uma vez mais por vossa acolhida. Que estes dias que passaremos juntos sejam dias de amizade, diálogo e solidariedade. Invoco em abundância as bençãos de Deus sobre Sri Lanka, a Pérola do Oceano Índico e rezo para que sua beleza resplandeça na prosperidade e na paz de todos os seus habitantes.
Atenciosamente,
Equipe TempleProject
0 comentários :
Postar um comentário